Onde você está?

Onde você está?

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. Gênesis 3:8-10

Sempre tive cachorros em casa. Quando me casei eu tinha o Scooby, um cachorro esperto que adorava correr. Ele não tinha um raça definida. Já minha esposa tinha um  poodle toy, o Ted. Com o casamento os dois passaram a ser irmãos, eles combinavam bem e não teve problemas de adaptação porque ambos eram dóceis.

Por conta de uma transferência no trabalho nós mudamos de cidade e fomos morar em um chalé. O quintal era grande, tinha um gramado, pé de jabuticaba, manga, amora, mexerica e uma figueira. Os bichinhos podiam correr e brincar a vontade.

Nessa época eu assinava uma revista semanal. Todos os domingos acordava pela manhã e ela já estava no chão do quintal. Eu a pegava, intacta, e aproveitava a leitura matinal. Os dois cachorrinhos me acompanhavam felizes até resvista.

Em uma certa manhã de domingo, como de costume, acordei bem cedo e fui buscar a revista. Para minha surpresa não a encontrei, mas vi vários pedaços dela espalhados pelo grande quintal. Sabia que um dos cães ou até mesmo os dois haviam picotado o periódico.

Não pude conter a raiva e soltei um grito: Quem fez isso! Um dos cachorros, o Ted, saiu correndo e se escondeu dentro da casinha. Já o outro, o Scooby, ficou do meu lado me encarando. Com a reação dos dois, descobri qual deles havia destroçado a revista.

O cachorro que escondeu na casinha não saia de lá. Estava com vergonha. Depois de umas duas horas, a raiva já havia passado,  chamei-o para fora com carinho e ele saiu. Enquanto não convidei, ele não saiu de lá.

O Scooby morreu há algum tempo. O Ted permanece sapeca e agitado, mesmo com 12 anos.

Você já sentiu vergonha? Vergonha por algum mico em público ou até mesmo por conta de um erro? É horrível não é? Esse foi o sentimento que Adão e Eva sentiram quando ouviram os passos de Deus no Jardim.  Além da vergonha tiveram medo. Você já sentiu medo?

Interessante que Deus, mesmo sabendo onde estavam, foi atrás deles e fez a pergunta: Onde vocês estão?  Deus sempre usa perguntas na Bíblia. Gosto desta pergunta, ela mostra um Deus criador, onipotente, onisciente, santo, indo atrás do ser humano.

A Bíblia é uma demonstração do Deus eterno em busca da humanidade. Vemos isso na história do povo de Israel, onde Deus busca fazer uma aliança com o povo, mesmo com toda rebeldia deles.

O ápice dessa busca é o fato do próprio Deus vir a este mundo atrás do ser humano. Ele se tornou um de nós, mas não como nós, Ele não teve pecado. Jesus Cristo veio nos resgatar.“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

O amor dele é tão grande que não se pode medir. “Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes”. Lucas 23:33-34

Não importa por onde você tenha andado. Ele não se importa com que você fez. Talvez você sente vergonha por algo que fez no passado ou está fazendo agora. As vezes é mais fácil esconder-se. Esconder-se dos erros, dos medos, dos problemas. Deus pergunta: Onde você está?

Tiago disse: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. I Timóteo 1:15

Deus foi atrás do homem. Usou profetas, Cristo veio ao mundo. Tudo isso por você. Hoje Ele usa pessoas, está usando esse texto. Deus quer que você esteja do lado dele: Onde você está?

Não importa onde esteja, ele quer você! Você pode ir a Ele como está e ao encontrar-se com Deus, jamais permanecerá do mesmo jeito. Portanto a pergunta se repete: Onde você está? Responda hoje a pergunta de Deus para você.